Neste ano, dois projetos artístico-educacionais foram levados gratuitamente a 66 cidades paulistas e paranaenses
Pelo quarto ano consecutivo, o Circuito Cultural promovido pela Duke Energy vem percorrendo a região da Bacia do Paranapanema, contabilizando 160 mil espectadores nas cidades visitadas. Somente neste primeiro semestre de 2014 foram 66 cidades visitadas e 31 mil espectadores nos dois espetáculos teatrais conduzidos pelo grupo Teatro de Tábuas: A Lenda da Gralha Azul, dentro do projeto Contação de Histórias, e a Mãe do Ouro, que integra o projeto Canções Populares. O Circuito Cultural ainda incluiu na programação deste ano oficinas de cinema gratuitas, ministradas em seis cidades, apresentando as principais teorias e técnicas cinematográficas com o objetivo de estimular a produção local.
Mãe do Ouro
Este espetáculo cênico-musical, apresentado em forma de cortejo de rua, levou um pouco do folclore brasileiro a 32 cidades próximas das hidrelétricas operadas pela Duke Energy, alcançando um público de 17 mil moradores. Coletada pelo grande folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo, a estória da Mãe do Ouro é contada em três paradas de cerca de 30 minutos cada. Sempre tendo como ponto de partida uma escola municipal, o cortejo desfila pelas ruas convidando o público a acompanhar, cantar, ouvir e partilhar parte esse imenso universo cultural.
A Lenda da Gralha Azul
A peça foi apresentada em 69 escolas municipais de 34 cidades, para um público de mais de 13 mil alunos. Levando a estrutura de um grande livro cênico, dois palhaços meigos e divertidos contaram às crianças histórias e memórias do Rio Paranapanema e de suas matas e sítios ribeirinhos, com personagens do passado e também de agora. Além do espetáculo para os alunos, foi realizado um workshop de contação de histórias destinado aos professores e arte-educadores, visando apoiá-los nas atividades de estímulo à leitura.
BOX
Cidades contempladas
O projeto Contação de Histórias chegou às seguintes cidades paulistas: Estrela do Norte, Narandiba, Taciba, Nantes, Iepê, Sandovalina, Pedrinhas Paulista, Cruzália, Ibirarema, Salto Grande, Timburi, Sarutaiá, Tejupá, Florínea, Coronel Macedo, Taguaí e Euclides da Cunha Paulista.
Já o Canções Populares visitou, no Estado de São Paulo: Rosana, Teodoro Sampaio, Pirapozinho, Maracaí, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Rancharia, Palmital, Chavantes, Ourinhos, Taquarituba, Taguaí, Bernardino de Campos, Fartura, Itatinga, Paranapanema e Angatuba
Fonte: Chavantes Notícia