Alunos de três cidades visitam a Estação de Hidrobiologia, onde são produzidos os peixes para repovoamento do Paranapanema
Mais uma vez, a Duke Energy aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, para receber estudantes com atividades de educação ambiental. Neste ano, nos dias 5 e 6, cerca de 200 estudantes da rede municipal de Salto Grande, Ourinhos e Ibirarema visitam a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura da empresa, que fica em Salto Grande. A cada ano, 1,5 milhão de peixes jovens sai dessa estação para os reservatórios das hidrelétricas sob a concessão da Duke Energy no Rio Paranapanema – um trabalho que as crianças conhecem de perto com o acompanhamento e explicações dos técnicos da companhia.
Durante a visita, além da reprodução de peixes de espécies nativas, são abordados outros temas importantes para a preservação e conservação ambiental, que impactam diretamente a disponibilidade e qualidade da água, como matas ciliares e lixo. De acordo com Luis Augusto Perino, da área de Meio Ambiente da Duke Energy, o evento visa proporcionar informações aos estudantes e também envolvê-los em questões referentes à preservação ambiental.
As crianças que participam das atividades recebem um gibi educativo sobre a reprodução de peixes. A confecção desse gibi e seu uso nas ações de educação ambiental da Duke Energy constituem uma das práticas ambientais selecionadas pela edição 2014 do Benchmarking Brasil, cujo objetivo é difundir, fortalecer e incentivar a adoção das boas práticas socioambientais nas empresas brasileiras. “Todas as crianças ganham o gibi e ao levarem para casa, estendem a experiência a outras crianças e às famílias. A obra explica como os peixes são produzidos e a importância do repovoamento dos reservatórios e do reflorestamento de suas margens”, comenta Perino.
De acordo com a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes, essas ações educativas são muito valorizadas pela empresa, porque atingem importantes porta-vozes das questões ambientais: as crianças. “Os alunos levam essa vivência para o seu dia a dia, e compartilham as informações com a família e a comunidade. É uma contribuição para que desenvolvam ainda mais a consciência ambiental, e assim cresçam compreendendo a importância e compromissados com a preservação do meio ambiente”.
Fonte: Chavantes Notícia