Com dois projetos, companhia figura na lista das empresas com melhores práticas de sustentabilidade do País
Pelo oitavo ano consecutivo, a Duke Energy está na lista das empresas Benchmarking. Neste ano, companhias de todo os setores e de todas as regiões do País submeteram suas práticas de sustentabilidade ao crivo de 15 especialistas de seis diferentes países, que as avaliaram sem ter acesso ao nome da organização e selecionaram 32 delas como referências em gestão de sustentabilidade.
“Desde que iniciamos nossa participação, em 2007, todos os anos temos a grata satisfação de figurar entre as melhores iniciativas de sustentabilidade do País, e neste ano nos destacamos com dois projetos”, comenta o gerente de Meio Ambiente da empresa, Miguel Conrado Filho. “O Benchmarking é uma iniciativa brasileira, com abrangência e reconhecimento internacional, que tem o objetivo de difundir, fortalecer e incentivar a adoção das boas práticas socioambientais nas empresas e instituições brasileiras”, expõe.
Gibi educativo
Os dois projetos da Duke Energy certificados pelo Benchmarking 2014 são desenvolvidos na Bacia do Paranapanema. Um deles é a confecção de um gibi sobre a reprodução de peixes, utilizado nas ações de educação ambiental de crianças de 7 a 10 anos, alunas de escolas públicas de cidades vizinhas ao Paranapanema. Essa atividade é realizada por ocasião da soltura de peixes para repovoamento do rio, pela Duke Energy, da qual os estudantes também participam após palestra educativa. Todos ganham o gibi, e ao levarem para casa, estendem a experiência a outras crianças e às famílias. A obra explica como os peixes são produzidos e a importância do repovoamento dos reservatórios e do reflorestamento de suas margens.
Circuito de Educação Ambiental
Denominado Circuito de Educação Ambiental em Áreas Verdes Urbanas, o outro projeto da Duke Energy selecionado trata da parceria entre a empresa e o poder público, visando estruturar áreas verdes que as cidades já possuam e capacitar mão de obra para gestão. Isso resulta em locais estruturados, seguros e de fácil acesso para teorias e práticas ambientais, uma vez que tais áreas ficam próximas aos moradores. Assim foi com o Jardim Botânico de Londrina (PR), que teve apoio da Duke Energy.
A estruturação do espaço foi viabilizada por meio de uma parceria entre a companhia e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná. A Duke Energy investiu R$ 550 mil no projeto de educação ambiental e recepção dos visitantes. O local ganhou trilha ecológica e uma nova sala de exposição e de vídeo, com projeção interativa. Foi elaborado um programa de Educação Ambiental, incluindo a criação e desenvolvimento de materiais educativos, implantação e sinalização de trilha interpretativa na mata nativa, além da capacitação de voluntários como monitores.
Sobre o Benchmarking
O Benchmarking Brasil se diferencia pela metodologia adotada, pois trabalha com análise, certificação e compartilhamento de ‘como’ a sustentabilidade está sendo aplicada pelas organizações, de uma forma científica e transparente. Este ano, as empresas certificadas conhecerão suas classificações no Ranking Benchmarking no dia 4 de junho, em São Paulo, onde será realizado o “12º Dia Benchmarking – Compartilhar para Crescer”. As práticas Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas certificadas de sustentabilidade com livre acesso do Brasil. Hoje, o Banco reúne 311 práticas certificadas e organizadas em 10 diferentes categorias gerenciais. Para conhecer a lista completa das empresas Benchmarking, visite o site benchmarkingbrasil.com.br.
Fonte: Chavantes Notícia