Trupe do Teatro de Tábuas visitará 30 municípios paranaenses e paulistas da Bacia do Paranapanema
Por meio do Circuito Cultural Duke Energy, o espetáculo teatral “Contação de Histórias”, do grupo Teatro de Tábuas, será apresentado gratuitamente a escolas públicas de 30 municípios paulistas e paranaenses, próximos das usinas sob a concessão da companhia patrocinadora. As visitas iniciam dia 14 e prosseguem até o final de junho Na região, serão visitados: Timburi, Sarutaiá, Tejupá e Coronel Macedo, na segunda quinzena de maio. Todas as cidades que receberão o projeto têm menos de 10 mil habitantes.
Levando a estrutura de um grande livro cênico, dois palhaços meigos e divertidos contam “A Lenda da Gralha Azul”, transmitindo aos alunos deliciosas histórias e memórias do Rio Paranapanema e de suas matas e sítios ribeirinhos, com personagens do passado e também de agora. “Além do espetáculo para os alunos, o projeto ainda oferece um workshop de contação de histórias destinado aos professores e arte-educadores, visando apoiá-los nessa atividade tão importante, que é estimular as crianças à leitura”, detalha a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes. O workshop é aberto à comunidade, desde que os interessados se inscrevam antecipadamente na Secretaria de Educação do seu município.
Mais projetos
A partir de 22 de abril, em paralelo com o espetáculo “Contação de Histórias”, o Teatro de Tábuas leva o projeto “Canções Populares” a 35 cidades da Bacia do Paranapanema, com a peça “A mãe do Ouro”. O objetivo é resgatar e difundir lendas relacionadas ao Rio Paranapanema, por meio de um espetáculo cênico-musical que dará vida a tais memórias ribeirinhas.
O projeto também integra o Circuito Cultural Duke Energy, que no início do ano já havia proporcionado oficinas de cinema gratuitas a diversas cidades vizinhas às usinas que opera no Paranapanema, apresentando as principais teorias e técnicas cinematográficas para estimular a produção local.
“É muito gratificante para a companhia esse relacionamento, por meio da arte e da cultura, com as comunidades vizinhas aos nossos empreendimentos”, expõe Gomes. Este é o quarto ano consecutivo que o Circuito Cultural Duke Energy itinera pela Bacia do Paranapanema. Desde que foi iniciado, recebeu mais de 125 mil espectadores, em 76 municípios visitados.