Por determinação do presidente Lula, brasileiros deportados dos Estados Unidos que chegaram a Manaus algemados tiveram as restrições retiradas imediatamente pela Polícia Federal, em respeito à soberania nacional e aos direitos fundamentais.
Após um problema técnico na aeronave que os transportava, os 79 passageiros, incluindo 11 mulheres, 62 homens e 6 crianças, foram acolhidos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam alimentação, assistência médica e acomodações.
Para garantir a dignidade e segurança dos brasileiros, Lula mobilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportá-los até o destino final, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado (25/1). O Ministério da Justiça enfatizou que a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental da Constituição e um valor inegociável.
As ações, conduzidas em parceria com o Governo do Amazonas, destacaram o compromisso do Brasil com o respeito aos direitos dos cidadãos, reforçando atendimento humanizado e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade.
✍agência gov