Este é o segundo voo de deportados que chega ao país este ano, após o primeiro ter chegado em 10 de janeiro.
.
Nesta sexta-feira (24), um voo especial com brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar ao Brasil por volta de 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Este é o segundo voo de deportados que chega ao país este ano, após o primeiro ter chegado em 10 de janeiro.
.
A deportação ocorre em meio às novas medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que endurecem as regras para a entrada e permanência de imigrantes no país. Ampliar medidas anti-imigração foi uma das promessas de campanha de Trump, que foi empossado oficialmente em 20 de janeiro.
.
Entre os primeiros atos assinados por Trump está o encerramento de iniciativas para a entrada legal de imigrantes criadas na gestão de Joe Biden. Além disso, Trump também determinou o fim do direito de cidadania americana por nascimento em solo americano, medida que foi considerada inconstitucional por um juiz federal.
.
Na quarta-feira (22), Trump assinou uma ordem executiva para suspender a entrada física de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos EUA com o México. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, compartilhou imagens de imigrantes em fila, algemados e embarcando em um avião militar, anunciando o início dos voos de deportação.
.
O grupo de brasileiros deportados retorna ao Brasil em um momento de grande incerteza e mudanças nas políticas de imigração nos EUA. A CNN apurou que o voo de deportados é o segundo deste ano, e é esperado que mais voos sejam realizados nos próximos dias. A situação dos imigrantes brasileiros nos EUA é cada vez mais complexa e cheia de desafios.
.