A decisão foi publicada no Diário Oficial em 2 de janeiro e aponta supostas irregularidades administrativas e dificuldades financeiras na instituição. A direção da Santa Casa entrou com pedido de tutela para tentar reverter a situação, mas a solicitação foi negada pela Justiça.
.
A Prefeitura de Ipaussu (SP) decretou intervenção na Santa Casa do município, alegando irregularidades administrativas e dificuldades financeiras na instituição.
.
O decreto, assinado pelo novo prefeito Luís Carlos Souto (PSD) em 2 de janeiro, determinou a dissolução da diretoria e dos conselhos de gestão, que permanecerão afastados por 180 dias.
.
De acordo com a prefeitura, a decisão foi motivada por problemas como a nomeação de familiares do ex-prefeito Sérgio Guidio (PSDB) para a diretoria, falta de transparência na prestação de contas e a incompatibilidade da provedora da instituição, que é servidora pública, contrariando a legislação federal.
Além disso, a prefeitura afirma que a Santa Casa enfrenta um déficit financeiro, com mais de 200 pacientes aguardando cirurgias, e dificuldades para arcar com salários, apesar do repasse mensal de R$ 280 mil feito pela administração municipal.
.
Em nota, o ex-prefeito Sérgio Guidio classificou a intervenção como arbitrária e ilegal, afirmando que deixou a gestão da Santa Casa regularizada. A instituição tentou barrar a medida na Justiça, mas o pedido de tutela foi negado, e o caso segue em análise.
.
Apesar da intervenção, a prefeitura garantiu que os atendimentos, que chegam a uma média de 150 por dia, continuam funcionando normalmente, sem mudanças no corpo técnico de médicos e enfermeiros.
.
Fonte: G1 Bauru/Marília