Um trágico acidente aéreo ocorreu no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, quando um Boeing 737-800 da Jeju Air saiu da pista e colidiu com um muro, pegando fogo. A aeronave, que retornava de Bangkok, na Tailândia, transportava 175 passageiros e seis tripulantes. De acordo com informações do governo sul-coreano, pelo menos 179 pessoas perderam a vida, com apenas duas sendo resgatadas com vida.
O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã, horário local, durante a fase de pouso, quando a aeronave perdeu o controle. As autoridades estão no local realizando operações de resgate e investigações. Segundo a Agência Nacional de Bombeiros da Coreia do Sul, a causa do acidente pode estar relacionada a uma falha no trem de pouso.
As duas pessoas resgatadas pertencem à equipe de tripulação, mas seu estado de saúde ainda não foi divulgado. Os resgates estão sendo realizados a partir da cauda do avião, que é a parte menos afetada da aeronave.
O presidente em exercício da Coreia, Choi Sang-mok, ordenou a mobilização máxima para o resgate das vítimas, solicitando que as autoridades “façam todos os esforços para salvar vidas, utilizando todos os equipamentos e mão de obra disponíveis”.
Em resposta ao acidente, o governo sul-coreano criou um gabinete de emergência. O ministério dos Transportes enviou ao local sete investigadores da comissão de investigação de acidentes aéreos e ferroviários, além de um chefe de tecnologia aeronáutica e um supervisor. Mais de dez veículos, incluindo caminhões de combate a incêndio e ambulâncias, estão mobilizados na operação de socorro.
Fonte: UOL