Uma luz que não se apaga, mas vira eterna. E que luz poderosa, cheia de amor, sonho, persistência, esperança e, acima de tudo, vida. Faleceu, na noite deste sábado (13), aos 24 anos, Katrine Hanauer da Silva. Paciente com câncer terminal, ela estava internada no Hospital das Clínicas, em Porto Alegre. “Descansa em paz minha estrelinha”, disse a irmã, Patrícia Hanauer. O velório e enterro de Katrine foram realizados neste domingo.
No fim de junho, Katrine realizou seu sonho de vida: casou-se com o grande amor de sua vida, dentro do hospital. Juntos há dois anos, a técnica de enfermagem e o motorista Mateus Henrique Soares dos Santos oficializaram a união. A cerimônia religiosa reuniu familiares e amigos. Tudo seria como em outros casamentos, não fosse o local indicar a condição de saúde da noiva: a capela do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Katrine estava internada há um mês, sem indicação de alta devido a doença. Por isso, as equipes de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Comunicação, Higienização, Administrativo e Cuidados Paliativos do HCPA organizaram a cerimônia, que teve ainda o batizado da filha do casal, Ísis Valentina, de um ano e cinco meses, e da afilhada deles, Sara.
Katrine entrou na capela ao som de um saxofonista e uma violinista voluntários. Foi levada pelo pai e o avô, em uma cadeira de rodas decorada por uma enfermeira com rosas e tecido branco. No pulso, além do acesso para os remédios, uma pulseirinha de coração com a palavra Fé. Com voz embargada, o padre perguntou:
– Prometem ser fiéis, na saúde e na doença?
Ao final, o noivo pediu para falar. Agradeceu o apoio e o empenho de todos, especialmente os médicos Mariana Vieira e Henrique Borin, que foram padrinhos. E declarou:
– Eu vou te amar para sempre.
Na saída, Katrine atirou beijos para os que estavam dentro da pequena capela. Do lado de fora, muita gente bateu palmas para a saída dos noivos.
– Estou muito feliz e realizada. Foi tudo perfeito – ela disse.
Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos, Deus conforte o coração de todos.