A empresa anunciou uma alteração brusca em sua plataforma de pesquisa, com a chegada oficial da inteligência artificial (IA)
Apesar de várias mudanças tecnológicas nos últimos anos, o Google se manteve fiel ao seu sistema de buscas. Nesta terça-feira (14), entretanto, a empresa anunciou uma alteração brusca em sua plataforma de pesquisa, com a chegada oficial da inteligência artificial (IA) .
De acordo com comunicado do Google, a mudança trata-se de uma cara nova para todo o serviço, com a apresentação de informações ainda mais personalizadas e aprimoradas pelo cruzamento do consumo do usuário e seus interesses – a ferramenta aparecerá automaticamente na hora de fazer qualquer pesquisa.
Desta forma, com resumos gerados automaticamente, o trabalho de pesquisar a informação e escolher palavras-chave vai ficar mais raro. Segundo a vice-presidente e Head de Pesquisa, “o Google fará o ‘googling’ para você”.
IA do Google
A inteligência artificial do Google vai permitir que o usuário realize perguntas mais complexas, com todas as nuances e advertências que tiver em mente, tudo de uma só vez.
“Os Resumos criados com IA já foram usados bilhões de vezes por meio de nosso experimento no Search Labs e as pessoas gostam de poder obter um panorama rápido de um tópico e links para saber mais. Descobrimos que com os Resumos de IA, as pessoas usam mais a Busca e ficam mais satisfeitas com os resultados”, diz um trecho do comunicado.
“A partir de hoje, disponibilizaremos os Resumos de IA para todos nos Estados Unidos, e a experiência estará disponível em mais países em breve. Ou seja, esta semana, milhões de usuários terão acesso ao recurso e esperamos levá-las a mais de um bilhão de pessoas até o final do ano”, continua.
A ferramenta é possível graças a um novo modelo Gemini personalizado, que reúne recursos avançados do Gemini com sistemas de pesquisa.
“Com os Resumos gerados com IA, as pessoas podem visitar uma maior diversidade de sites para obter ajuda com perguntas mais complexas. E vemos que os links incluídos nos Resumos gerados com IA recebem mais cliques do que se a página tivesse aparecido como um resultado de pesquisa tradicional para essa consulta”, complementa o Google.