A indicação do economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, nome escolhido pelo centrão, para a presidência da Caixa Econômica Federal foi formalizada nesta sexta-feira, ao ser publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial que oficializa a nomeação.
Indicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em nome do centrão, Carlos Antônio Vieira Fernandes é ex-diretor do Funcef, o fundo de pensão dos servidores da Caixa, e ligado ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). A negociação sobre a presidência da Caixa arrastava-se desde o meio do ano e teve um desfecho em 25 de outubro, quando o nome do economista foi anunciado.
Lula tem dito publicamente que precisa de votos no Congresso, o que inclui a negociação com partidos como o PP e o Republicanos. O presidente afirma considerar natural que essas legendas queiram espaço no governo.
Numeroso e organizado grupo político de parlamentares, o centrão tem sido cortejado pelas últimas gestões em busca de governabilidade no Congresso. Lira é uma das principais lideranças do grupo.
Fernandes assume o posto no lugar de Rita Serrano.
Por: terra.com.br