A usina hidrelétrica de Piraju entrou em estado de alerta devido às fortes chuvas que elevaram a vazão das usinas que operam no Rio Paranapanema. O alerta foi divulgado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) no sábado, dia 25 de fevereiro, após a vazão afluente superar 765m³/s. Segundo a CBA, a barragem continua estável e não apresenta riscos de rompimento. Portanto, não há necessidade que a população seja evacuada ou que as sirenes de emergência sejam acionadas. A empresa comunicou os órgãos competentes e mantém o monitoramento ininterrupto da barragem.
INTERDITADO – A Defesa Civil de Pirajuinterditou três pontos turísticos do município, devido ao aumento da vazão do Rio Paranapanema, que está em estado de atenção há seis dias. Por causa das chuvas intensas que atingiram a região nas últimas semanas, os reservatórios que operam na Bacia do Rio Paranapanema têm aumentado há uma semana.
De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Águas (ANA), a vazão do reservatório de Piraju atingiu 711 m³/s na última quinta-feira (23). Registrando um aumento de 252 m³/s em relação à sábado (25), quando o alerta foi emitido. Em comunicado, a Prefeitura informou que as áreas turísticas ficam interditadas por tempo indeterminado.
Confira os locais fechados: – Área de camping da Floresta das Corredeiras, que fica às margens do Rio Paranapanema; – Parque das Águas: interditado parcialmente com o fechamento do acesso aos banhistas à Represa Paranapanema; – Trilha das Corredeiras: interditada parcialmente, com o fechamento do acesso aos deques às margens dos trechos das corredeiras do Rio Paranapanema.
Para evitar incidentes, além de comunicar a população, a companhia que administra a usina informou que a barragem está sendo monitorada 24 horas por dia e que as inspeções presenciais foram reforçadas. Apesar da situação, a CBA explica que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais.
Siga a nossa página => Chavantes Notícia
Por: A Voz do Vale