Das 12 vítimas, cinco foram resgatadas com vida neste domingo (31) e uma morreu. Acidente aconteceu durante treinamento na Gruta Duas Bocas, na zona rural.
Cinco dos 12 bombeiros civis que foram soterrados no desmoronamento dentro de uma gruta em Altinópolis (SP) foram resgatados na manhã deste domingo (31), segundo informações do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar informou que uma sexta vítima retirada da caverna não resistiu.
As vítimas socorridas com vida são cinco homens. Eles foram levados ao Hospital de Misericórdia de Altinópolis e já receberam alta, segundo a instituição.
O acidente aconteceu na madrugada deste domingo em um local conhecido como Gruta Duas Bocas, que fica em uma propriedade particular. Segundo a Prefeitura, a caverna fica perto da Cachoeira do Itambé, importante ponto turístico da cidade. Chove forte em Altinópolis desde a tarde de sábado (30).
De acordo com a corporação, 26 bombeiros civis faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desmoronou, deixando parte do grupo retido. A princípio, o Corpo de Bombeiros informou que 15 pessoas tinham sido soterradas, mas a informação foi atualizada mais tarde.
Por volta das 9h45, o Corpo de Bombeiros informou que a primeira vítima foi retirada com vida. O local, de acordo com a corporação, está colapsado e há risco de novos desmoronamentos. Foi preciso escorar a área para que o trabalho de resgate seja feito de forma segura.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, auxilia no transporte de bombeiros e socorristas até a gruta por causa do difícil acesso.
Em nota, o governo do estado informou que uma força-tarefa foi montada no local. Especialistas em resgate, técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram levados de helicóptero a Altinópolis para reforçar o trabalho.
Grupo dormiria na gruta
Uma das vítimas é a bombeiro civil Jenifer Caroline da Silva. A irmã dela, Daiane Stephanie, disse que a jovem, de 25 anos, faz parte do grupo Bombeiros Unidos Sem Fronteiras de Batatais (SP).
O treinamento na gruta Duas Bocas começou na tarde de sábado e era conduzido por uma escola especializada. Segundo Daiane, atividades no local são uma prática comum do grupo para trabalhar técnicas de resgate. Os bombeiros passariam a noite no local.
Daiane soube do acidente pela manhã e esteve com a família no local do acidente. Ela afirmou que os bombeiros têm dificuldades de acesso por causa da chuva e da lama.
Jenifer é bombeiro civil há dois anos e participa com frequência dos treinamentos, de acordo com a irmã. A família aguarda com expectativa notícias sobre o salvamento dela.
Por: G1/Chavantes Notícia.