Vacina vencida não faz mal ao corpo, mas não oferece proteção.
Uma reportagem publicada nesta sexta aponta que milhares de brasileiros podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca.
De acordo com informações do DataSUS, o número dos lotes que estariam vencidos e a data de validade, são, respectivamente:
- 4120Z001 (29 de março)
- 4120Z004 (13 de abril)
- 4120Z005 (14 de abril)
- CTMAV501 (30 de abril)
- CTMAV505 (31 de maio)
- CTMAV506 (31 de maio)
- CTMAV520 (31 de maio)
- 4120Z025 (4 de junho)
Se você recebeu a AstraZeneca, as informações do lote estão no cartão de vacinação recebido no dia da aplicação (veja foto abaixo). Caso você tenha sido imunizado com um produto de um desses lotes e após a data de validade, entre em contato com uma unidade de saúde da sua cidade para saber como proceder, pois municípios alegam que nenhuma vacina vencida foi aplicada e houve uma divergência de dados no DataSus…
Mas afinal, o que acontece se você tomar uma vacina vencida?
“Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, explica Juarez Cunha*, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).
A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios.”
Em abril deste ano, em Dracena, cidade localizada no interior de São Paulo, houve um erro e 80 pessoas realmente receberam vacinas contra a covid-19 fora da data de valida. Elas foram comunicadas para receberem a imunização novamente após 30 dias.
“Até agora, tanto contra a covid-19 como em outras vacinas, não observamos efeitos negativos em fazer a imunização correta depois do recebimento de uma dose vencida”, esclarece Cunha.
Curte a nossa Página no Facebook
Fonte: uol.com.br