URGENTE
Aumento na vazão defluente, com vertimento, da UHE Chavantes, de 600 m³/s para 900 m³/s. aumenta volume hídrico pós barragem e reduz o nível de seu reservatório…
Volume de água reduziu nos quatro reservatórios monitorados pela Sala de Situação
Os índices percentuais dos reservatórios presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema voltaram a cair. Os dados foram repassados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na Sala de Situação do Paranapanema, realizada no dia 27 de novembro. O volume de água de cada um deles são: Jurumirim 18%, Chavantes 33%, Capivara 7% e Mauá 17%, o que representa um total de armazenamento dos reservatórios em 19% de sua capacidade.
As chuvas também não estão favorecendo o enchimento dos reservatórios. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, se mantém abaixo da média e a situação deve permanecer.
Apresentadas as simulações, iniciando na data da reunião (27), até o dia 04 de dezembro de 2020, considerando as restrições operativas hidráulicas das usinas e a proposta do ONS para as vazões de defluência, a previsão é atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios: Jurumirim: 15%; Chavantes: 29%; Capivara: 4%; e Mauá: 14%.
Fonte: Paranapanema
Segundo informações, no dia 03/12/2020, foi determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um aumento na vazão deflunte, com vertimento, da UHE Chavantes, de 600 m³/s para 900 m³/s. para aumentar o Volume Útil dos reservatórios das UHE de MAUÁ e de Capivara, as quais estavam com os seus níveis hídricos abaixo do esperado.
Foi divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Volume Útil Armazenado nos reservatórios da Bacia do Paranapanema:
Volume Útil Armazenado em 03/12/2020
• UHE Jurumirim => 14,89%
• UHE Chavantes => 28,22%
• UHE Mauá => 15,52%
• UHE Capivara => 3,77%
Volume Útil Armazenado em 06/12/2020
• UHE de Jurumirim com 14,56%
• UHE de Chavantes com 19,85%
• UHE de MAUÁ com 18,53%
• UHE de Capivara com 6,3%…
Conforme os dados informados acima, as hidrelétricas que sofreram uma redução hídrica em seus reservatórios foram: Jurumirim sofrendo uma redução 0,33% e Chavantes uma redução de 8,37%.
Com esses resultados, e com a intensa estiagem, ficamos um pouco preocupados. Até quando teremos águas para atender a demanda energética e para que não viemos a sofrer, um racionamento de energia elétrica, ou até mesmo um “apagão?
Nota:
Em 25/04/2019, foi decretado pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro o encerramento do Horário de Verão, conforme o Decreto 9.772 em seu Art. 1º – (Fica encerrada a hora de verão no território nacional).
Após o encerramento do horário de verão, o uso consciente de energia elétrica, não se fez presente e a demanda consumidora “aumentou”. Por tanto, vale ressaltar, que no período de novembro a março do ano subsequente, muitas Usinas Termoelétricas, realizam uma parada de três a quatro meses para manutenções em suas unidades. Sendo assim, deixam de consumir de suas próprias Unidades Geradoras, e cessam as exportações de suas gerações excedentes ao sistema elétrico, passando a consumir direto do sistema, que nesse período, é mantido somente pelas Usinas Hidrelétricas, as quais saturam as suas UG Unidades Geradoras e utilizam mais água para atender essa demanda consumidora e para evitar um possível apagão.
Como podemos contribuir para mitigar essa situação?
Podemos contribuir utilizando a energia elétrica de forma consciente, evitando o desperdício, principalmente nos horários de Ponta, das 18h-21h, de segunda a sexta-feira, exceto aos finais de semana e feriados.
Compartilhem… essa matéria de extrema importância para o conhecimento social.
Por: Chavantes Notícia
Siga a nossa Página e acompanhe o nosso trabalho…
https://www.gov.br/ana/pt-br/sala-de-situacao/paranapanema/boletins/diario?b_start:int=420