Nós do Chavantes Notícia fomos procurados por alguns moradores do bairro Nosso Teto (Chavantes Novo), para apurar os aparecimentos de Escorpiões no bairro. Em menos de um mês foram encontrados dois Escorpiões Dourado nas proximidades da Rua Inah Bueno Pereira da Cunha. Como não somos especialistas neste tipo de atividades, pedimos para que as autoridades responsáveis faça uma visita nas residências vizinhas com o objetivo de encontrar irregularidades que ocasiona a criação e procriação não só de Escorpiões como qualquer outro tipo de animais peçonhentos que pode colocar em risco a saúde do ser humano e até mesmo dos animais.
Fomos até o local do aparecimento deste animal e nada de irregular foram encontrados; Tipo: acúmulo de lixo, entulhos, pilha de madeiras e materiais de construção estocados de maneira irregular. Contamos com as autoridades responsáveis no local dos fatos para que seja feito uma vistoria preventiva ou até mesmo corretiva.
Fonte: Chavantes Notícia
Prevenção de acidentes
Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com escorpiões não ocorra, devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção. Veja a seguir:
- Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;
- Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
- Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
- Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
- Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
- Use telas e vedantes em portas e janelas;
- Use ralos protetores;
- Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais;
- Em áreas sabidamente escorpiônicas, mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.
E se houver um acidente?
Se ainda assim um acidente com escorpiões ocorrer, primeiro deve-se evitar o pânico, lavar o local com água e sabão, aplicar compressas de água fria ou bolsa de gelo (para causar vasoconstricção e diminuir a profusão do veneno) e procurar um médico imediatamente.
O ser humano, após ser picado, pode ter hipotermia ou hipertermia, sudorese profunda, visão embaçada, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, arritmias cardíacas, choque, taquipnéia, edema pulmonar agudo, agitação, sonolência, confusões mentais e tremores, além de inchaço e vermelhidão no local da picada.
Saliente-se que a toxicidade do veneno depende de diversos fatores, tais como a espécie do escorpião (de 1600 espécies catalogadas apenas 25 são venenosas ao homem); a quantidade de peçonha (veneno) injetada; o tamanho e o estado físico da vítima.
Atenção especial para crianças e idosos: enquanto as crianças têm mais chances de envenenamento porque possuem menor massa corporal, os idosos também caem nesta situação já pelo estado natural da velhice. Já foram constatados casos de pessoas alérgicas ao veneno do escorpião, nestes casos o veneno age muito rápido, podendo levar a vítima à morte em pouco tempo.
É recomendável a captura do escorpião para que seja identificado mais rapidamente qual o antídoto a ser aplicado. Se a vítima estiver no Brasil, pode fazer uma ligação gratuita para 0800 780 200 (RS) ou (11) 3726-7962 (SP), órgão que possui uma equipe especializada para fazer a identificação destes animais e indicar o socorro mais adequado para a situação.
Fonte: wikipedia.org