Laudo médico é divulgado pela Secretaria de Saúde, o qual confirmou febre maculosa, o motivo que levou a óbito o adolescente Thiago Baroni Costa que era residente na cidade de Ipaussu. Tal doença que é transmitida pelo carrapato-estrela.
Segundo informações, esse foi o segundo caso registrado em 2019 e o primeiro óbito na cidade de Ipaussu, causado por essa doença.
Thiago faleceu em 03 de outubro, mas o caso estava em análise no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O adolescente “provavelmente contraiu esse parasita nas proximidades do lago municipal”, um dos principais locais, utilizado para o lazer dos moradores daquela cidade. Também um local, onde habita dezenas de Capivaras.
A prevenção de imediato para a população, é evitar contato com o gramado ou a aproximação a esses animais. Se alguém contrair o carrapato, a orientação é retira-lo e realizar uma higienização rápida, já que o carrapato pode levar até quatro horas para liberar a bactéria no organismo da vítima.
Recebemos a informação de que os “responsáveis pelo município de Ipaussu irão tomar as devidas providências emergenciais para mitigar ou até mesmo sanar tal situação o mais breve possível”.
Vale lembrar, que no final do mês de setembro, uma semana antes do óbito, teve uma cavalgada em Ipaussu com dezenas de animais de outras cidades, os quais também são portadores do carrapato estrela.
A administração municipal realizará uma sorologia nas capivaras, antes de confirmar se o local de transmissão foi realmente no Lago Municipal.
deixamos aqui os nosso sinceros sentimentos aos familiares e amigos do Thiago.
Por: Chavantes Notícia