Com pesar, comunicamos o falecimento da Professora, Adelaide Gabriel Leonel aos 53 anos, ocorrido no início da manhã desta sexta-feira, 22/02/2019, na Santa Casa de Chavantes.
O corpo da Professora Adelaide esta sendo velado no velório municipal de Chavantes e será sepultado amanhã às 09:00 horas da Manhã no cemitério de Irapé.
Nesse momento de dor, oramos a Deus para que conforte os corações de amigos e familiares.
Querida Professora Adelaide…
Hoje, encaramos o maior de todos os desafios que foram postos em nosso caminho. O desafio de dizer ADEUS. Dizer adeus nunca é fácil, mas se tratando da Professora Adelaide a despedida se torna uma tarefa quase impossível.
Então para evitarmos lágrimas vamos nomear isso de um “ATÉ LOGO”.
Outra tarefa dificílima é descrever esse ser iluminado que cruzou nosso caminho. Poderíamos descrevê-la de vários ângulos que seriam definições magníficas, porém superficiais.
Poderíamos compará-la a um diamante. Uma pedra preciosa.Única e exclusiva. Nobre e de fácil apreciação. Forte e resistente. Valiosíssima. Brilhante. Mil vezes brilhante. Porém isso ainda diz muito pouco.
A tristeza de perdemos nossa querida professora é totalmente anulada pela honra de termos tido a oportunidade de conhecê-la. A palavra que melhor define o nosso sentimento hoje é GRATIDÃO.
Obrigada por ter nos ensinado a sermos alunas (o) melhores, colegas melhores, amigas e filhas (o) melhores. Obrigada por ter nos transformado em pessoas melhores. Obrigada não só por ter nos ajudado a trilhar nosso caminho, mas também por ter nos dado motivos para seguir esse caminho. E acima de tudo, obrigada por ter acreditado em nós, muitas das vezes acreditado muito mais que nós mesmas.
O anjo em forma de professora. A competência em forma de mulher. A excelência em forma de profissional. O ideal em forma de pessoa. O amor em forma de ser. Tantas qualidades. Tantos significados que não existem palavras equivalentes para descrevê-la.
É impossível não dizer que o pedido “FICA” vai ficar entalado em nossas gargantas, porém ficará abafado pela vontade de vê-la feliz. Porque a vontade de vê-la feliz é muito mais forte que esse desejo um tanto egoísta de nossa parte. O amor é isso. Querer o melhor. Isso é coisa que só uma professora assim poderia ter nos ensinado.
Queremos que a Sra. saiba que cada acento, cada vírgula, cada erro que nos corrigiu, cada significado que nos ensinou, cada teoria e prática que nos mostrou não foram em vão. Nada disso foi em vão.
O amor que temos pela Sra. é ABSTRATO. Não pode se ver nem se medir. Ninguém sabe. Ninguém se importa. Mas o que a Sra. fez por nós é CONCRETO. Pode se ver a quilômetros de distância. Todo mundo vê, todo mundo sabe. E todo mundo agradece.
Professor não é apenas aquele que ensina, mas sim o que nos dá uma razão para aprender. Professor não é aquele que nos dá a resposta, mas sim o que faz nós buscarmos as nossas respostas. Professor não é aquele que dá o peixe, mas sim o que ensina a pescar. Professor é aquele que ri, chora, grita, defende, briga, ama. Professor é aquele que não tem preguiça de ensinar e nem medo de aprender. Professor é aquele que observa, que compreende. Aquele que acredita e ama o que faz. Professor é exemplo. Professor é isso. Isso e muito mais. E o resto? O resto é resto.
A Sra. foi o nosso EXEMPLO. E agradecemos a Deus por isso. Ainda não foram inventadas palavras suficientes para expressar a sua imensa importância em nossas vidas.
O que a Sra. faz não é só ensinar. Não é só ser professora. O que a Sra. faz ainda não tem nome.
Pois a marca que a Sra. deixou em todos os seus alunos, e com certeza em todas as pessoas que a conheceram, é muito grande para ser apagada. Por isso, nem a eternidade será capaz de fazer esquecer sua memória.Com carinho dizemos adeus, e também um obrigado por tudo. Descanse em paz, Professora Adelaide Gabriel Leonel.