Segue neste domingo a campanha de combate ao câncer de mama Outubro Rosa em Bauru. A partir das 9h30, haverá distribuição de fitinhas de pulso, panfletos educativos sobre câncer de mama e sorteio de camisetas estilizadas na pista de caminhada da avenida Getúlio Vargas.A campanha foi aberta no último sábado, dia 5, na praça Rui Barbosa, com orientações sobre câncer de mama, distribuição de panfletos e das tradicionais fitinhas de pulso rosa. A ação tem parceria com o Jornal da Cidade. O JC e a 96 FM também patrocinam a iluminação cor-de-rosa de uma árvore localizada na praça Portugal.O grupo Amigas do Peito coordena as atividades na cidade pelo quarto ano consecutivo. O lema deste ano é “Se toque, as poderosas se cuidam: mamografia todo ano e autoexame todo mês”.Segundo os organizadores, esse lema foi escolhido para retratar a imagem da mulher contemporânea, que trabalha, estuda, cuida da família, se cuida, não só da beleza, mas também da saúde. Mais que isso: é uma mulher que não tem medo e que, se descobrir uma doença, vai se cuidar, vencer e continuar batalhando.
Alerta
O objetivo é chamar atenção sobre o câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no Brasil, sobre formas de prevenção e alertas quanto à doença, além de colher assinaturas da população para um abaixo-assinado que será entregue aos poderes executivos Municipal, Estadual e Federal.
As reivindicações do documento são instituto da mama com mamografia, ultrassom, médicos e serviços para detectar precocemente casos novos de câncer de mama; um aparelho de radioterapia tipo acelerador linear, reiterando pedido feito ao governador em 2011, com 15 mil assinaturas; que a lei seja cumprida e todo paciente diagnosticado com câncer seja atendido em até 60 dias e que toda mulher mastectomizada tenha direito a uma reconstrução imediata, no ato da cirurgia de retirada da mama; uma sede para o Grupo Amigas do Peito de Bauru.
As camisetas do Outubro Rosa 2013 estão à venda na avenida Getúlio Vargas, 5-6, por R$ 25,00, com renda para o Grupo Amigas do Peito de Bauru.
Fonte: www.jcnet.com.br