Será realizada no Centro Cultural de Chavantes no dia 13/12, uma palestra de capacitação e conscientização com o tema “Escorpiões”, terá início às 15h.
“Existem diversas espécies de escorpiões e todas contêm veneno. É importante ressaltar que o escorpião não ataca, apenas se defende quando ameaçado”.
Cuidados que devem ser tomados. Dentre eles, a limpeza de quintais e terrenos, como também a limpeza realizada com querosene – que funciona como repelente para o animal. “Muitas pessoas acreditam que o veneno é a melhor forma de lidar com o problema, mas a verdade é que o veneno é mais prejudicial para quem o utiliza, o escorpião raramente morre com a aplicação, apenas se desloca de local”. O maior risco é oferecido para crianças menores de 6 anos e idosos.
Saiba mais
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e as características do seu corpo facilitam sua existência em meio a frestas, buracos e tocas. A ação do seu veneno provoca uma dor muito forte e vermelhidão no ponto da picada. São mais ativos durante os meses mais quentes do ano – em particular no período das chuvas.
Eles se escondem em locais com material de construção, madeiras, tijolos, folhas secas, vãos de muros, tanques, caixas de gordura, caixas de esgotos e ralos.
Em caso de acidente, procure imediatamente a Santa Casa ou o Posto de Saúde mais próximo, sendo esses os únicos locais em Chavantes que pode oferecer o tratamento adequado ou o encaminhamento ao setor competente.
Palestrante: Robert Ribeiro
Por: Chavantes Notícia