Uma situação desagradável está incomodando alguns moradores dos Bairros COHAB e INOCOOP em Chavantes, o mal cheiro de esgoto, a quantidade de sapos, cobras, ratos, insetos e possivelmente mosquito Aedes Aegypti no local, é o assunto em questão nesta matéria.
Após recebermos diversas reclamações de que foi construída em Área Verde, uma bacia de contenção para águas pluviais, “obra irregular”. Nossa equipe foi até o local e certificou a existência da referida construção, mais não só para águas pluviais e sim também para “um esgoto a céu aberto”. Moradores nos informaram que esta área é de responsabilidade do município, onde a Equipe da SAEC – Superintendência de Água e Esgoto de Chavantes realiza bombeamento de todo o esgoto gerado entre os dois bairros para uma rede principal de tratamento. Nos-informaram também, que algumas autoridades locais já estão cientes sobre o fato, mais providência alguma foi tomada até o momento.
Foram constatados lixos e um odor muito forte por conta de alguns vazamentos de esgoto, que estão sendo direcionado a esta bacia de contenção em períodos chuvosos, principalmente em um bueiro ali construído para desaguar somente as águas das enxurradas, mais não se sabe o porquê está desaguando uma água aparentemente de esgoto, que estão sendo ingeridas por animais criados no local, os quais correm o risco de se contaminarem e de transmitirem contaminações também.
Do outro lado da Linha Férrea, tem outra Bacia de Contenção envolvida lateralmente por matos e também não recebe nenhum tratamento apropriado para combater a proliferação de insetos, roedores e rastejantes. Devido o calor, esse local pode atrair crianças para se refrescarem nessas águas, podendo também ser contaminadas devido à “Bacia de Contenção de Esgoto” ser em torno de 30 metros da mesma.
Funcionários da prefeitura espalharam “cal virgem” nas proximidades, com a finalidade de combater os insetos e de certo modo tratar as águas ali contidas. Segundo um Sr. que prefere se manter em anonimato, o cal deveria ser espalhado por toda a bacia, não em alguns pontos como foi feito.
Pedimos às autoridades deste município, que se atentem ao art. 54, § 2.º, I e V, da Lei 9.605/98. Fica um alerta sobre os riscos citados acima, o qual pode ser solucionado com antecedência, antes que o inesperado aconteça.
Nós do Portal Chavantes Notícia iremos procurar o executivo deste município para que providências sejam tomadas imediatamente e acompanharemos o caso em questão até o seu desfecho.
Tal propositura vem de encontro aos anseios dos moradores local e não de perseguição política.
Fonte: Chavantes Notícia