Projetos “Contação de Histórias” e “Estradafora” circularam na região sob o patrocínio da Rio Paranapanema Energia
Com o início das férias escolares, após três meses de circulação, os projetos “Contação de Histórias” e “Estradafora” encerraram suas apresentações contabilizando 40 mil espectadores. Realizados pela ONG Teatro de Tábuas, com patrocínio da Rio Paranapanema Energia, via Lei Rouanet, eles visitaram municípios paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema atendendo prioritariamente estudantes da rede pública.
As cidades contempladas são vizinhas das hidrelétricas operadas pela Rio Paranapanema Energia – uma subsidiária do Grupo CTG no Brasil. De acordo com a companhia, os patrocínios são mais uma forma de contribuir com essas comunidades, favorecendo o acesso dos moradores à cultura e ao lazer. “Promovemos nossas ações de forma cada vez mais significativa e coordenada para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, de modo a deixar uma contribuição positiva para as comunidades onde atuamos”, expõe Salete da Hora, gerente de Comunicação da CTG Brasil.
BALANÇO – Escolas municipais de 30 cidades receberam 118 sessões do projeto “Contação de Histórias”, com a participação de mais de 14 mil crianças de 3 a 10 anos. “A menina e o pássaro encantado” e “Como nasceu a alegria” foram as obras selecionadas para apresentar ao público infantil o universo do autor, educador e filósofo Rubem Alves. Complementando essas ações, houve workshops para 567 professores de 19 cidades. O objetivo foi abordar o processo criativo e as técnicas de contar histórias, para estimular o seu uso no cotidiano escolar.
Já o projeto “Estradafora” proporcionou 253 sessões de cinema e teatro gratuitas em 25 cidades, alcançando mais de 25 mil espectadores. Por meio de parceria com as secretarias municipais de Educação, foram atendidos estudantes das escolas públicas. Porém, sempre que houve ingressos excedentes, eles foram disponibilizados gratuitamente à comunidade. O projeto levou sua sala inflável de teatro e cinema, com 140 lugares, e cada cidade pode montar a própria programação a partir de um menu de filmes disponibilizado, além da peça teatral “Correntes”, uma montagem do Teatro de Tábuas.
“Ficamos satisfeitos com a receptividades dos municípios e o expressivo público alcançado por ambos os projetos. Foi uma parceria muito positiva”, avalia a gerente de Comunicação.
Sobre o Teatro de Tábuas
ONG fundada em 1999, atua em todo o território nacional criando e realizando projetos de democratização do acesso à cultura, descentralizando a produção e apresentação de bens culturais. Para isso, promove parcerias com o setor público, com a iniciativa privada e instituições do terceiro setor.
Sobre a Rio Paranapanema Energia
A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, localizadas no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, as duas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada. A empresa possui uma sede administrativa na cidade de São Paulo.
Sobre a CTG Brasil
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. A CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Fonte: Chavantes Notícia