Com essas informações, disponíveis na conta com vencimento em maio, o consumidor não precisa guardar todas as faturas anteriores para comprovar pagamentos
Campinas, 16 de maio de 2017 – Os clientes da CPFL Paulista estão recebendo a Declaração Anual de Quitação de Débitos, referente aos 12 meses de 2016 e também dos anos anteriores. Essas informações, disponíveis na conta com vencimento no mês de maio, podem ser utilizadas como comprovante de pagamento, para que o consumidor não precise guardar todas as faturas anteriores.
O envio é feito em cumprimento à Lei Federal nº 12.007, de 29 de julho de 2009, que diz respeito a emitir a Declaração de Quitação Anual de Débitos pelas pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados. Desta forma, fica resguardado o direito do consumidor à declaração de adimplência.
De acordo com o Art. 3º, a declaração de quitação anual deverá chegar às mãos do consumidor por ocasião do encaminhamento da fatura a vencer no mês de maio do ano seguinte ou no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espaço da própria fatura. Para aqueles que ainda têm alguma conta atrasada, o envio ocorrerá logo após o seu pagamento.
Assim, o aviso na conta preparado pela CPFL Paulista traz a seguinte mensagem: “As faturas emitidas dessa unidade consumidora, sob sua responsabilidade referente ao ano de 2016 e dos anos anteriores, foram quitadas para comprovar o cumprimento de suas obrigações, esta declaração substitui respectivos comprovantes de pagamento.”.
O serviço de Declaração Anual de Quitação de Débitos visa trazer mais comodidade para os clientes que já são adeptos do serviço de Débito Automático e de pagamento via internet banking, que utilizam a conta de energia para conferência de informações. Para os clientes que estão com as contas quitadas e que optarem por receber sua fatura por e-mail, a CPFL também enviará o comprovante de quitação de débitos referente aos 12 meses do ano anterior.
CPFL implanta QR Code
A CPFL implantou um novo sistema de informações na fatura de energia e demais correspondências da empresa, o QR Code com formato AZTEC. Trata-se da tarja quadrada, localizada do lado externo da fatura entregue no imóvel dos clientes, que tem o funcionamento similar a um código de barras (contas geradas pelo serviço de segunda via no site não trazem o novo modelo). O QR Code auxilia na gestão de entrega das contas de energia elétrica pela concessionária e as informações presentes no código são as mesmas impressas externamente. A mudança mantém a privacidade de dados pessoais dos clientes e já é válida para faturas de abril em diante.
Ainda, para mais comodidade dos clientes, a CPFL Paulista lembra que também disponibiliza o serviço de envio das contas de energia por e-mail, que é opcional. O cadastro pode ser feito no site da empresa (www.cpfl.com.br), na agência de atendimento ou pelo telefone 0800 010 1010. Para aqueles que não desejam aderir ao serviço, não há alterações. Eles continuarão a receber sua conta de energia impressa, normalmente.
Fonte: Chavantes Notícia