Programa de residência médica da Santa Casa de Ourinhos bate recordes de inscrições para o ano de 2017.
Profissionais que passaram pela entidade, hoje, ocupam lugar de destaque em importantes hospitais, como, por exemplo, Sírio Libanês, Albert Einsten, entre outros.
Uma vantagem da residência é a existência de um método da pedagogia médica que não prejudica a atividade sanitária assistencial. Ao contrário, amplia a quantidade e assegura melhoria da qualidade do atendimento à população. Por isso, proporciona ao médico em treinamento, uma excelente oportunidade de se exercitar sob supervisão, nas mesmas condições em que irá trabalhar no futuro.
Outra das vantagens deste tipo de programa formativo no Brasil decorre de se constituir como um sistema nacional estruturalmente ligado às atividades médico-sanitárias de cada local. Além disso, a Residência Médica se integra com perfeição no Sistema Nacional de Assistência, e ambos tiram benefícios desta integração. Outra vantagem é que, desde seu início, a Residência Médica vem sendo submetida a uma legislação reguladora e seu funcionamento tem sido acompanhado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Sua unidade orgânica nacional, ainda que atente para as peculiaridades regionais e locais lhe assegura a necessária homogeneidade e controle de qualidade em todo país. Este organismo tem desempenhado suas funções a contento, ainda que sujeito às oscilações periódicas comuns às agências estatais no sistema presidencialista.
Em 01 de março de 2012, a Associação Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos (ASCMO) foi aprovada para o programa de Residência Médica de Cirurgia Geral. A duração do curso para especialização é de dois anos. Na época, o médico coordenador do programa era o Dr. Alexandre da Silva Nishimura.
Já, em 01 de março de 2014, foi aprovado o programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia na ASCMO, com a duração do curso de três anos. O Médico Coordenador do programa da Residência Médica desta especialidade, o Dr. Rafael Mota Marins dos Santos.
Em dezembro de 2016, o Programa foi aprovado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Em 01 de março de 2015, a ASMO foi aprovada para o Programa de Residência Médica de Clínica Médica, com a duração do curso de dois anos. O médico coordenador desta especialidade é o Dr. Daniel Ruiz de Oliveira.
Hoje, a estrutura da Santa Casa de Ourinhos conta com 25 médicos residentes.
O Médico coordenador dos Programas de Residência Médica – COREME da Santa Casa de Ourinhos é o Dr. Paulo de Mello Novita Teixeira.
No próximo dia 28, sábado, teremos um processo seletivo para a Residência Médica de 2017, voltado para especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia e Clínica Médica.
Da Santa Casa de Ourinhos Para O Chavantes Notícia