O vereador Santiago trabalhou na viabilização dessa mudança.
Desde o início de 2016, uma vez por semana, Regina Aparecida Moro dos Santos enfrentava uma epopéia de 20h para se submeter a um tratamento de saúde na cidade de Jaú. Acordava às 2h da manhã rumo à rodoviária de Ourinhos. Às 3h, junto com outros pacientes, entrava no ônibus da prefeitura para percorrer cerca de 220 Km entre uma cidade e outra. Chegava em Jaú às 6h. Esperava mais uma hora pelo início do procedimento médico. Às 10h30 já estava liberada, mas tinha que esperar até o final da tarde para retornar a Ourinhos, chegando em casa só por volta das 21h30 ou 22h.
“Era preciso esperar todos os pacientes passarem por tratamento para voltar a Ourinhos. Era cansativo, minha mãe sofria muito. Mas segunda-feira (09) fomos surpreendidos porque uma Van da Prefeitura estava disponível para voltar uma hora da tarde. Chegamos em Ourinhos às cinco”, relata Graziele Aparecida dos Santos, filha de dona Regina. Ela acompanha todo o drama da mãe e elogia a forma humanizada com que os ourinhenses estão sendo tratados a partir de agora na gestão do Prefeito Lucas Pocay.
Uma nova logística de transporte foi estabelecida pela Secretaria de Saúde para o bem estar dos pacientes. O ônibus continua saindo às 3h da manhã da Rodoviária. Mas, por volta do meio dia, o veículo retorna com uma parte dos pacientes. No mesmo horário, uma Van sai de Ourinhos para buscar quem precisa ficar até o final da tarde em tratamento.
“Essa era uma reivindicação antiga dos pacientes. Todos os dias levamos cerca de 50 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, até Jaú. Muitos passam por quimioterapia, um procedimento complicado, que causa mal estar. Nada mais justo poder retornar para casa o mais breve possível. Essa mudança a pedido do prefeito Lucas Pocay humanizou o atendimento de nossos pacientes”, declara a Secretária da Saúde Cássia Cristina Borges Palhas.
A mudança no sistema de transporte de pacientes até Jaú foi uma determinação do prefeito Lucas Pocay, que logo nos primeiros dias de sua administração, reuniu diversas secretarias para agilizar o atendimento público, além de promover a limpeza de praças e manutenção do patrimônio, através do Projeto Cidade Viva.
“Minha mãe, graças a Deus, agora passou a ir até Jaú a cada três meses, mas muitos pacientes ainda vão toda semana. A mudança no transporte vai beneficiar demais quem precisa de tratamento. É longe, cansativo e todos querem voltar logo para casa. Ficar esperando é mais sofrimento para quem já está debilitado”, ressalta Graziele dos Santos.
Fonte: Massiva