Em Chavantes, os moradores dos bairros INOCOOP e CDHU, estão assustados com a infestação de pequenos sapos. Esses anfíbios estão se espalhando pelas vias do bairro e até entram nas residências. A quantidade de sapinhos é grande, que se espalharam pelas ruas Farid Bassit, Silvio M. Regala e outras… Até mesmo as residências que estão fechadas, não estão protegidas desses invasores.
As últimas chuvas provocaram alagamentos nas ruas e houve acúmulos de água em uma Lagoa que foi construída entre os dois bairros. O objetivo dessa Lagoa é reter o excesso das águas em dias chuvosos.
Segundo informações de alguns moradores do bairro, essa lagoa foi construída sem estudo ambiental, ocupando uma área “licenciada para replantio de árvores”, um compromisso não cumprido pela CDHU e se tornou em um criadouro desses anfíbios.
Esse ambiente com água é favorável para a reprodução dos animais. “Os sapos não são vetores de nenhuma doença”. Eles são comedores do mosquito Aedes Aegypti e das muriçocas e demais insetos. “Provavelmente irá diminuir a infestação de insetos nessa região por um tempo”, porque eles não ficarão nas áreas urbanas devido a falta de água e o forte calor do verão.
A população não precisa se assustar e não deve matar os anfíbios, porque de certo modo, eles nos ajudam, se alimentando de insetos e aranhas.
Lembrando que iremos acompanhar o caso…
Fonte: Chavantes Notícia