FESTIVAL PARANAPANEMA DE TEATRO SEGUE ATÉ DOMINGO EM AVARÉ
Todas as noites, evento traz apresentações gratuitas de espetáculos no Teatro Municipal Octávio Morales Moreno
Segue até domingo (18) a programação do II Festival Paranapanema de Teatro, em Avaré. As apresentações são realizadas à noite, no Teatro Municipal Octávio Morales Moreno, e os interessados devem retirar seus convites no local, com uma hora de antecedência. Além das peças teatrais, o festival promove ainda oficinas culturais com o objetivo de trabalhar técnicas diversas como presença de palco, maquiagem artística, caracterização, entre outras.
O evento é uma realização da ONG Teatro de Tábuas com o apoio da Duke Energy – empresa responsável pela administração de oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema.
Nesta quarta-feira, quem sobe ao palco, às 20h, é a Cia de Teatro Ariano Suassuna, do município de Igarassu (PE), com o espetáculo Chico Cobra e Lazarino”. A peça tem um toque cômico e evidencia povo nordestino em sua universalidade, sua coragem, ironia, medos, sua religiosidade e, sobretudo, sua cultura popular através da literatura de cordel.
Às 20h desta quinta-feira (15) é a vez da peça “Um pequeno das Estrelas”, do grupo Du Velhomoço Cia de Artes”, do Rio de Janeiro (RJ). Inspirada no livro de Antoine de Saint-Exupéry, valoriza a amizade e a importância das coisas simples.
A noite de 16 de setembro fica por conta da apresentação do Espaço Núcleo, de Limeira (SP), com o espetáculo “A flor que nele habitava”.
O último grupo da mostra competitiva a se apresentar será Sabre de Luz Teatro, de Rio Claro (SP), com a peça “Cinco semanas e um balão”, no sábado (dia 17), também às 20h. Nesta história, um cientista aventureiro, acompanhado de um amigo e um criado, decide partir em uma expedição pela África a bordo de um balão, em busca de tesouros perdidos. Ao longo da travessia percebe que o maior tesouro que encontrou é a própria oportunidade de se aventurar.
E para encerrar o festival, haverá a apresentação de um espetáculo convidado, no domingo (18), às 19h. Será o Grupo Pó Pá Tapa o Taio”, de Avaré (SP), encenando “O Bem Amado”.
“As apresentações proporcionam o acesso gratuito a espetáculos de qualidade. Além de beneficiar os moradores daqui, muitas pessoas de outras cidades também podem prestigiar o evento”, diz o secretário municipal de Cultura de Avaré, Gilson Câmara.
Oficinas culturais
Entre quarta-feira (14) e sábado, a programação do festival oferece ainda quatro oficinas culturais no Centro Cultural Esther Pires Moraes, a partir das 14h. Gratuitas e com vagas limitadas, as atividades são abertas a atores, profissionais, estudantes e demais interessados nos temas apresentados.
De acordo com a ONG Teatro de Tábuas, os interessados precisam ter mais de 16 anos e fazer suas inscrições pelo e-mail festival@teatrodetabuas.com.br ou pelo Whatsapp (19)99612-1213.
A primeira oficina ocorre nestaa quarta-feira (14), com o tema “O corpo no corpo do ator”, ministrada pelo oficineiro Fabio Ribeiro. Para esta atividade estão disponíveis 25 vagas.
“Caracterização Cênica” é o tema da segunda oficina que ocorre na quinta-feira (15), sob o comando de Edgar Cardoso. Com três horas de duração e 25 vagas disponíveis, ele vai abordar as técnicas de automaquiagem realista, visando potencializar e maximizar o trabalho em cena. Para participar, os interessados devem levar seus kits de maquiagem.
Olívia Pacífico entra em cena para ministrar a oficina “Maquiagem Artística – Palhaço estilo Soleil”, na sexta-feira (16). São 15 vagas para o aprendizado que durará quatro horas. Os participantes também deverão levar suas maquiagens, além de espelho, sabonete e toalha para limpeza da pele.
A última oficina, que será no sábado (17), também dirigida por Edgar Cardoso, vai tratar sobre “Ator e corpo em prontidão”. O objetivo é promover encontro de reflexão ao pensar a cena como um momento único e vivo. Os atores serão direcionados sobre improvisações, jogos, cenas e vivências a partir de temas propostos. Esta atividade também está com 25 vagas abertas.