AVARÉ RECEBE OFICINAS CULTURAIS DE TEATRO
Atividades fazem parte da programação do II Festival Paranapanema de Teatro que acontece de 11 a 18 de setembro
Avaré recebe, entre 14 e 17 de setembro, uma série de oficinas culturais abertas a atores, profissionais, estudantes e demais interessados nos temas apresentados. Gratuitas e com vagas limitadas, as atividades integram a programação do II Festival Paranapanema de Teatro, que será realizado de 11 a 18 de setembro pela ONG Teatro de Tábuas, com o apoio da Duke Energy. O objetivo é trabalhar técnicas diversas como presença de palco, maquiagem artística, caracterização, entre outras.
De acordo com a ONG Teatro de Tábuas, as oficinas serão realizadas no Centro Cultural Esther Pires Moraes, a partir das 14h. Os interessados precisam ter mais de 16 anos e fazer suas inscrições pelo e-mail festival@teatrodetabuas.com.br ou pelo Whatsapp (19)99612-1213.
A primeira oficina ocorre na quarta-feira (14), com o tema “O corpo no corpo do ator”, ministrada pelo oficineiro Fabio Ribeiro. “Todas as pessoas são capazes de atuar no palco, são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem, são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”, diz. Para esta atividade estão disponíveis 25 vagas.
“Caracterização Cênica” é o tema da segunda oficina que ocorre na quinta-feira (15), sob o comando de Edgar Cardoso. Com três horas de duração e 25 vagas disponíveis, ele vai abordar as técnicas de automaquiagem realista, visando potencializar e maximizar o trabalho em cena. Para participar, os interessados devem levar seus kits de maquiagem.
Olívia Pacífico entra em cena para ministrar a oficina “Maquiagem Artística – Palhaço estilo Soleil”, na sexta-feira (16). São 15 vagas para o aprendizado que durará quatro horas. Os participantes também deverão levar suas maquiagens, além de espelho, sabonete e toalha para limpeza da pele.
A última oficina, que será no sábado (17), também dirigida por Edgar Cardoso, vai tratar sobre “Ator e corpo em prontidão”. O objetivo é promover encontro de reflexão ao pensar a cena como um momento único e vivo. Os atores serão direcionados sobre improvisações, jogos, cenas e vivências a partir de temas propostos. Esta atividade também está com 25 vagas abertas.
O festival
O II Festival Paranapanema de Teatro começa no dia 11 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal Octávio Morales Moreno. Com apresentações gratuitas para a comunidade, o evento traz dois espetáculos convidados e mais seis grupos de teatros de diferentes regiões do país selecionados para a mostra competitiva.
Para assistir as peças cujos temas envolvem comédia, aventura e poesia, os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência no local da apresentação.
“Nossa expectativa é que o público participe e aproveite a oportunidade de enriquecimento cultural através da beleza, criatividade e diversidade dos espetáculos que compõem o festival”, promove André Guimarães, gerente de Responsabilidade Social da Duke Energy.
A Duke Energy Brasil tem a concessão de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim. Juntas as duas operações são responsáveis por cerca de 2,3Gigawatts de capacidade total instalada e geram uma média de 12 milhões de MW/h por ano. Isso equivale a energia suficiente para abastecer quase 7 milhões de famílias ou 27 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.