Como saber se sua empresa pode ser um consumidor do mercado livre de energia? E como as constantes mudanças no setor podem afetar as companhias que já fizeram essa opção?
A Duke Energy Brasil disponibiliza o novo aplicativo do Guia do Cliente Livre voltado a empresas que migraram ou pretendem migrar para o Ambiente de Contratação Livre de energia (ACL).
A ferramenta traz informações detalhadas sobre o histórico do setor elétrico no Brasil, reformas legislativas, direitos e obrigações do cliente livre e orientações técnicas; entre outros tópicos. Um dos destaques é a área “Elegibilidade”, que em três cliques informa se a empresa atende aos pré-requisitos para se tornar um Cliente Livre.
O responsável pelo desenvolvimento do conteúdo é o Dr. Vilson Christofari, que há décadas figura entre os maiores especialistas em regulamentação setorial no país. Além de organizar a lógica dos capítulos e propor uma abordagem didática, todo mês Christofari interpreta atualizações do setor elétrico brasileiro e como elas afetam os consumidores do ACL.
Hoje, cerca de 25% do consumo de energia do Brasil é realizado no Ambiente de Contratação Livre e a tendência é de crescimento: “O número de consumidores especiais e consumidores livres vem crescendo rapidamente, mas a falta de entendimento do setor elétrico dificulta a migração e a participação no ACL”, relata Beatriz Borges, consultora de Marketing da Duke Energy. “Além de orientar, o aplicativo também serve como fonte de consulta e treinamento de profissionais das empresas que já são Clientes Livres”, completa.
O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em smartphones e tablets, nas plataformas Android e iOS. Para facilitar o download, a busca deve ser feita pelas palavras-chave: ‘Duke Energy’, ‘Guia Duke’ ou ‘Cliente Livre’.