Há 43 anos, no dia 18 de maio, uma menina chamada Araceli, de 8 anos, foi sequestrada, violentamente abusada e assassinada. Seu corpo foi encontrado carbonizado e os jovens de classe média alta que cometeram o crime não foram punidos até hoje. Com aprovação da Lei Federal nº 9970/2000, a data 18 de maio ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente”.
Com o objetivo de mobilizar e informar a sociedade a respeito dos direitos das crianças e dos adolescentes, de 16 a 20 de maio foi realizado pelas psicólogas da Assistência Social Natália Nogueira Simão Carriel, Giovana Galvanin da Costa e Marilza Aparecida Gaudêncio Antunes, um ciclo de palestras nas escolas públicas e particulares de Ipaussu com o tema: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes” alcançando o público do Ensino Fundamental – I e ll. Para melhor tratar o assunto foi contada e discutida a história “Pipo e Fifi” com as crianças. O livro serve como ferramenta de reflexão e prevenção, explicando para as crianças a partir de 04 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques do amor dos toques abusivos, possibilitando assim, a prevenção do abuso e da exploração sexual contra a criança e o adolescente.
Esta Campanha somente pode ser realizada através da parceria com Cras Do Cônego, CRAS Cocajá, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria da Educação e CMDCA (Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Assessoria: Milton Paulo/ Chavantes Notícia