Em Ibiporã, as três iniciativas patrocinadas pela edição 2015 expuseram o ano de trabalho
Nesta quinta-feira (5), o prêmio “Energia da Inovação” encerrou as atividades da edição 2015 com apresentações dos projetos implantados com o patrocínio da Duke Energy, companhia que promove a iniciativa em parceria com o Programa Universidade Solidária (UniSol). Realizada em Ibiporã (PR), a solenidade de encerramento contou com a participação de representantes das instituições de ensino superior e acadêmicos envolvidos, e também de membros da Duke Energy e do UniSol.
Ibiporã é um dos municípios contemplados, já que o projeto de extensão comunitária da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados (Facesi) foca a capacitação profissional da comunidade surda local. Classificado na 2ª edição do “Energia da Inovação”, recebeu R$ 50 mil para ser executado. Decorrido os 12 meses, dentre os resultados positivos está a conquista de uma cozinha para o projeto, cuja inauguração ocorreu ontem (5), durante a programação de encerramento da edição 2015.
Jacarezinho é outra cidade paranaense a receber um projeto patrocinado. Trata-se de uma iniciativa de apoio ao pequeno produtor rural assentado no município. O objetivo é contribuir para a geração de renda por meio da secagem de alimentos utilizando como fonte a energia solar. Dentre os resultados estão a reforma do prédio para manipulação e secagem dos produtos e a regularização fiscal e jurídica da associação de produtores.
O terceiro projeto selecionado e patrocinado com a verba de R$ 50 mil é da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ourinhos (SP), voltado à implantação da coleta seletiva solidária na cidade de Piraju (SP). Em um ano, diversas atividades contribuíram para incrementar a renda dos cooperados, incluindo a construção de uma cozinha no galpão da cooperativa, que passou por reformas.
Por meio do aporte financeiro e suporte técnico, o Prêmio “Energia da Inovação” busca incentivar a troca de conhecimentos entre instituições de ensino superior e as comunidades onde os projetos são realizados. “A Duke Energy e o UniSol agradecem e parabenizam as instituições de ensino participantes dessa segunda edição. Todas se empenharam em alcançar os resultados propostos dentro do prazo de duração da parceria e isso se traduziu no fortalecimento das entidades agraciadas pelos projetos”, comentou André Guimarães, gerente de Responsabilidade Social da Duke Energy.
A Duke Energy Brasil tem a concessão de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim. Juntas as duas operações são responsáveis por cerca de 2,3Gigawatts de capacidade total instalada e geram uma média 12 milhões de MW/h por ano. Isso equivale a energia suficiente para abastecer quase 7 milhões de famílias ou 27 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
PROGRAMA UNISOL