Com patrocínio via incentivo fiscal da Duke Energy, obra de Rubem Alves será levada a 35 cidades da Bacia do Paranapanema
O Circuito Cultural Duke Energy volta a itinerar pela Bacia do Paranapanema com o projeto Contação de Histórias, realizado pelo Teatro de Tábuas. A nova temporada, que inicia em 2 de maio e prossegue até a primeira semana de julho, leva aos estudantes de escolas municipais “A menina e o pássaro encantado”, história do pedagogo e escritor Rubem Alves (1933-2014). Na primeira semana, serão contemplados alunos e professores de Itatinga, nos dias 2 e 3, Arandu, no dia 4, e Cerqueira César, 5 e 6.
Além de contar a história para as crianças de 5 a 10 anos, em sessões nas escolas, de manhã e à tarde, o Circuito Cultural também oferece workshop para professores, no período noturno, abordando o processo criativo da contação, contribuindo no desenvolvimento dessa técnica e estimulando o seu uso cotidiano.
O secretário de Educação e Cultura de Itatinga, João Rafael Moraes de Oliveira, recebe o projeto com entusiasmo. “As crianças gostam e a atividade estimula a imaginação e a criatividade. É muito bom também recebermos o workshop, que contribui na formação continuada dos professores”, comenta. Mil crianças dos ensinos infantil e fundamental serão atendidas, na cidade, em 10 sessões do projeto no Auditório “Aparício Mariano Franzolin”.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Circuito Cultural Duke Energy, por meio da lei Rouanet,patrocina o projeto “Contação de Histórias”, do Teatro de Tábuas, com o objetivo de atender cidades paulistas e paranaenses vizinhas das oito hidrelétricas sob a sua concessão no rio Paranapanema.
“Em 2014, ‘A lenda da Gralha Azul’ foi contada a 13,5 mil crianças em 34 municípios. Já no ano passado, o público de ‘Os segredos do rio’ alcançou 16,6 mil alunos em 30 cidades. A Duke Energy está muito satisfeita com a acolhida das comunidades e os resultados alcançados”, diz o gerente de Responsabilidade Social da companhia, André Guimarães.
SOBRE A OBRA
“A menina e o pássaro encantado” é uma tocante história sobre emoções e momentos sempre presentes em nossas vidas: amor, despedidas, saudades, reencontros, alegria e tristeza. Rubem Alves – que a escreveu após ver uma criança chorando ao se despedir de alguém – brinca com as palavras para tocar fundo o coração. O autor, que também é filósofo e teólogo, foi parceiro do Teatro de Tábuas que faz, neste ano, esta homenagem como forma de reverência e gratidão.
Legenda: Na temporada 2015, com “Os segredos do rio”, projeto alcançou mais de 16 mil crianças.