Patrocinado pela Duke Energy, espetáculo da companhia Ciência Divertida conscientiza sobre a importância de cuidar dos recursos naturais
A peça teatral “Por um futuro sustentável” segue itinerante pelos municípios da Bacia do Paranapanema, com o intuito de promover conscientização ambiental entre alunos da rede pública de ensino. Nesta semana, o espetáculo será apresentado nas cidades de Ourinhos, Chavantes, Ipaussu e Bernardino de Campos.
A atração é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério Federal, com parceria entre a companhia Ciência Divertida e as secretarias municipais de Educação e de Cultura, além do patrocínio da Duke Energy. Em Ourinhos a apresentação será nesta quarta-feira (2), às 14h, na Escola Municipal Jandira Lacerda Zanone.
No município de Chavantes os alunos participam da atividade diferenciada na quinta-feira (3), às 8h30, na Escola Municipal Coronel Manoel Ferreira. Na sexta-feira (4), as apresentações contemplam ainda os estudantes de Ipaussu, às 8h30, e Bernardino de Campos, às 14h.
Em território paulista, na próxima semana, o espetáculo segue pelos municípios de Piraju, Timburi, Fartura, Barão de Antonina, Itaporanga e Coronel Macedo.
Conhecimento
De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, a atividade visa proporcionar conhecimento de forma interativa e dinâmica. “A peça apresenta como funciona uma usina hidrelétrica. As crianças aprendem o princípio da geração dessa energia limpa e renovável com a ajuda de uma maquete,o que facilita o entendimento”, afirma.
Ainda com a participação dos estudantes, o espetáculo de 60 minutos aborda também a importância de preservar os recursos naturais e o consumo consciente da água.
Sinopse
Em síntese, a história da peça “Por um futuro sustentável”é contada por um cientista maluco que, perdido no espaço, volta do futuro para prevenir a humanidade sobre os problemas que ele viu. Para tanto, anuncia que as pessoas precisam mudar seus hábitos de consumo na atualidade.
Assim, as crianças são convidadas a se transformarem numa máquina “sustentável” e aprendem a identificar a origem das reservas naturais e como o uso delas afeta o planeta Terra e as florestas.
No ano passado, a peça percorreu outras 40 cidades paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema, alcançando um público de 7 mil alunos de escolas municipais.
Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de forma lúdica e divertida, a FunScience – Ciência Divertida – está presente em 37 países com 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Os ‘cientistas malucos’ propõem de forma teatralizada, oficinas interativas para o público de 4 a 17 anos. Conheça mais em www.cienciadivertidarbrasil.com.br ou www.teatrodivertidoitinerante.com.br