Alevinos serão colocados nos reservatórios Jurumirim, Capivara, Taquaruçu, Salto Grande e Rosana na próxima semana, em ações com a participação de alunos
A Duke Energy promove, na próxima semana, mais uma atividade conjunta de repovoamento do Rio Paranapanema e educação ambiental. Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, a companhia realiza a soltura de 500 mil peixes em ações nos reservatórios Jurumirim, Capivara, Taquaruçu, Salto Grande e Rosana. Em cada local, a programação contará com a presença de alunos de escolas públicas que receberão orientações sobre o programa de Manejo Pesqueiro e a importância da preservação do meio ambiente e, posteriormente, participarão da atividade prática de soltura dos alevinos.
De acordo com o biólogo e coordenador do programa da Duke Energy, Norberto Vianna, a primeira soltura será realizada nesta segunda-feira (22), às 14h, no camping de Avaré, no reservatório Jurumirim. Na área serão soltos mais de 100 mil peixes da espécie curimbatá. “Definimos os pontos de soltura considerando os locais que oferecem melhores condições de abrigo e alimentação aos novos peixes. Quanto às espécies, selecionamos a capacidade de formarem populações sustentáveis e o seu valor para economia e cultura de pesca amadora e profissional”, expõe.
Com mais de 1,5 milhão de peixes colocados anualmente na Bacia do Paranapanema, o programa da Duke Energy utiliza espécies como pacu, curimbatá, piracanjuba, piapara, piava-três-pintas e dourado. Desde que foi iniciado, em 1999, a companhia já soltou nos reservatórios do Paranapanema mais de 24 milhões de novos peixes,contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade da Bacia.
Educação Ambiental
Da programação em Avaré participam 25 alunos da Escola Municipal Celina Bruno, que receberão palestra sobre a reprodução de peixes em cativeiro e a importância do repovoamento.
As explicações são ministradas pelo analista de Meio Ambiente da Duke Energy, Luis Augusto Nogueira Perino e, ao final, as crianças ganham gibis educativos
produzidos pela companhia sobre o tema. “As crianças são alvos importantes no trabalho de educação ambiental. Além de se interessarem pelo conteúdo e apreciarem a soltura, elas são agentes multiplicadores na tarefa de cuidar e preservar o meio ambiente”, destaca Perino.
A opinião é compartilhada pela bióloga Maria Luiza Appoloni, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Avaré. “Sempre que possível envolvemos os alunos em atividades de educação ambiental como Dia da Água, plantio de mudas e soltura de peixes. São oportunidades para que visualizem, na prática, o que aprendem sobre preservação em sala de aula. Todos gostam muito”, enfatiza.
A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
Fonte: Chavantes Notícia