Promover o acesso do marceneiro à inovação foi o principal objetivo do 2º Encontro de Marceneiros, realizado pelo Escritório Regional do Sebrae-SP de Ourinhos, na terça-feira, 20.
Mais de 200 empresários de Ourinhos e região participaram do encontro, que contou com o apoio da Leo Madeiras, Duratex, Prefeitura de Ourinhos, ACE, AIOR e Fiesp. Novos produtos e técnicas foram apresentados ao público presente, que pôde tirar dúvidas diretamente com os fornecedores de materiais exclusivos no país.
Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP de Ourinhos, Wilson Nishimura, o encontro mostrou a união do setor. “Iniciamos em 2013 o trabalho com os moveleiros. Começamos levantando as primeiras necessidades e agora temos várias ações implementadas para que o empresário tenha sua gestão melhorada, refletindo no resultado da empresa. O Sebrae leva conhecimento, inovação e tecnologia, mas também mostra que o trabalho deve ser cooperativo, pois o moveleiro não pode ver seu concorrente como inimigo, mas sim como um parceiro de mercado”.
“Estamos unindo marceneiros num raio de 100 quilômetros. O Sebrae-SP busca incentivar, promovendo o acesso à informação e, consequentemente, o desenvolvimento das empresas. No primeiro semestre realizamos, com o apoio dos parceiros, a 1ª Movelar, feira de negócios do setor e agora estamos fechando o ano com esse encontro”, disse o analista de negócios Vinícius Getco.
Importante parceiro nas ações do Escritório Regional do Sebrae de Ourinhos, João Avelino, gerente da Leo Madeiras, acredita nas ações de capacitação. “O marceneiro necessita de informações sobre inovações e produtos, porém, geralmente o fabricante não tem aporte para chegar até as marcenarias. O incentivo à realização de eventos como esse é substancial para o setor”.
O empresário Silvio Smania concorda. “O mercado está cada vez mais difícil e, sem dúvida, todo esse trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sebrae, Prefeitura, ACE, AIOR, Fiesp e Leo Madeiras está mudando o setor na região e trazendo resultados positivos”.
Durante o evento, foi anunciado que a 2ª Movelar acontecerá em março de 2016 e que será expandida. “A primeira Movelar foi sucesso, tivemos R$ 5 milhões em negócios, o que comprovou o potencial da indústria moveleira de Ourinhos e região. O sucesso desse evento de hoje mostra a união do setor privado com o poder público. O Sebrae tem essa capacidade de aglutinar as forças da sociedade e não poderíamos ter oportunidade melhor para anunciar a nova edição da Movelar”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias.
Fechando o encontro, as datas para o Seminário Empretec do semestre foram divulgadas. “As entrevistas serão de 16 a 20 de novembro e o curso, de 7 a 12 de dezembro”, finalizou Nishimura.
Máquina PublicRelations a serviço do Sebrae-SP
Fernanda Corazza – Assessora de Imprensa
Curta a página do Sebrae-SP no Facebook
Siga o Sebrae-SP no Twitter
Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
Fonte: Chavantes Notícia