No dia 12/10/2015, fomos procurados por alguns moradores do Distrito de Irapé, dizendo estar indignados com o fato ocorrido de fronte ao Cemitério local. Onde uma árvore centenária foi cortada “cruelmente”, tendo perda de 100% de suas folhagens, sabemos que se tratando de um desmatamento, temos que ter uma autorização por escrito do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), onde peritos avaliam os “riscos” que uma vegetação pode causar a vida humana e autoriza ou não a tal ação em tela.
Nós do Chavantes Notícia procuramos o Secretário de Obras de Chavantes, que é o responsável pelo trabalho de podas realizado no local e o mesmo nos informou que atearam fogo nas árvores cerca de um mês atrás, no período da noite, ficando praticamente a noite toda queimando, até que o Bombeiro de uma usina foi acionado e apagou as chamas, e assim uma delas ficou praticamente condenada, com um vazado (oco) de mais ou menos 3mts², colocando em risco vidas de pessoas e veículos que ali trafegam, por esse motivo foi obrigado a cortar aproximadamente 100% das folhagens para evitar um risco de queda total da mesma.
Já as demais estão sendo podadas devido aos galhos terem caídos na parte interna do Cemitério, quebrando Sepulturas e colocando em risco, vidas de funcionários e visitantes naquela proximidade.
Outros moradores do distrito, estão elogiando o trabalho que está sendo realizado, dizendo que já melhorou a visibilidade noturna e a confiança em poder transitar pelo local, principalmente em dias chuvosos.
Nota: Os serviços realizados estão nas normalidades da lei, com a autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), assim informou o Secretário de obras.
Fonte: Chavantes Notícia