Ação vai de 14 a 18 de setembro, com dicas para inovar, motivar equipes e melhorar controles financeiros
O comércio paulista enfrenta grandes desafios diante da queda do nível de emprego e renda, aumento da inflação e alta dos juros, que derrubaram o faturamento dos pequenos negócios do setor em 12,2% no primeiro semestre e esfriaram o ânimo dos comerciantes em investir e contratar. Para enfrentar este cenário, de 14 a 18 de setembro o Sebrae-SP promove a Semana do Comércio Varejista. Trata-se de uma ação de orientação em todo o Estado, envolvendo 37 produtos do Sebrae para melhorar gestão e vendas, sendo sete soluções destinadas à inovação do segmento.
O Escritório Regional do Sebrae-SP de Ourinhos preparou uma extensa programação com oficinas, palestras e workshops. No dia 14, acontecerá a oficina gratuita “Loja Organizada Vende Mais”, a partir das 19 horas, na sede do Escritório Regional. No dia seguinte e no mesmo local, será realizada a palestra gratuita “Por dentro dos custos, despesas e preço de venda”, às 19 horas.
Nos dias 15 e 16 haverá o workshop “Vitrinismo”, curso do programa Sebrae Inova, sempre com início às 18h30, no Escritório Regional de Ourinhos. As aulas acontecerão em dois dias, com carga horária total de 8 horas. O investimento é de 90 reais.
Finalizando a programação especial, acontecerá no dia 17 a palestra gratuita “Como lidar com a inadimplência”, às 19 horas, no ER de Ourinhos. “Nosso objetivo é levar aos clientes, de forma massiva, soluções para os seus negócios em temas pertinentes ao comércio varejista como vendas, motivação de equipes, controles financeiros, vitrinismo, tendências de moda, entre outros. A expectativa é realizarmos 3,6 mil atendimentos no período, em oficinas, palestras, consultorias individuais e coletivas, boa parte delas, gratuitas”, explica o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Vale ressaltar que uma grade com diversos cursos on-line também estará disponível nas áreas de marketing, empreendedorismo, finanças, administração e recursos humanos. Mais informações podem ser obtidas diretamente nos escritórios do Sebrae-SP ou no endereço http://www.sebraesp.com.br/index.php/article/130-uncategorised/paginas-especiais/16889-semana-do-comercio-varejista.
Números
No Estado de São Paulo existem mais de 870 mil micro e pequenas empresas do comércio, o que representa 39% do universo total de MPEs. Por segmento de atividade, destacam-se varejo do vestuário (10,6%), varejo de materiais de construção (6,9%), comércio de autopeças (5,9%), minimercados e mercearias (4,8%), manutenção e reparação de veículos (3,7%), padarias e varejo de laticínios e doces (3%).
Em Ourinhos, o número de micro e pequenas empresas também é expressivo, chegando a quase 8 mil registros. “O pequeno varejo é fundamental para geração de emprego e renda, e sofre com o desaquecimento da economia e das vendas no mercado doméstico. A Semana do Comércio será uma experiência piloto, concentrando atividades voltadas especificamente ao apoio a esse segmento no Estado de São Paulo, com ações integradas que se replicarão em todos os 33 escritórios regionais do Sebrae-SP”, completa Caetano.
Queda nas vendas
A pesquisa Indicadores do Sebrae-SP revela que as micro e pequenas empresas paulistas amargaram fortes perdas no primeiro semestre deste ano. O faturamento real (já descontada a inflação) recuou 11,9% frente a igual período de 2014, resultado pior do que o registrado no acumulado de janeiro a junho de 2009 (-10%), quando a economia sofria consequências da crise financeira internacional. A queda atingiu todos os setores: serviços recuaram 13%, indústria, – 8,6%, e o comércio, -12,2% frente a igual período de 2014.
Apesar do quadro de queda nas vendas, conforme pesquisa do Sebrae-SP, realizada em julho, 57% dos proprietários de micro e pequenas empresas esperam manter o faturamento da empresa nos próximos seis meses.
Movimento Compre do Pequeno Negócio
O Sebrae lançou em todo o Brasil o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A intenção é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A iniciativa pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia, já que as micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empreendimentos brasileiros, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas. Em 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae realizará o “Dia D” com grandes ações em todo o País para estimular os pequenos negócios.
Serviço
Semana do Comércio Varejista
Programação
14/9 – Oficina Loja organizada vende mais – ER Ourinhos – 19 às 22 horas – gratuita
15/9 – Palestra Por dentro dos custos, despesas e preço de venda – ER Ourinhos – 19 às 21horas – gratuita
15 e 16/9 – Workshop Vitrinismo – ER Ourinhos – 18:30 às 22:30 – investimento – R$ 90,00
17/9 – Palestra Como lidar com a inadimplência – ER Ourinhos – 19 às 21 horas – gratuita
Máquina PublicRelations a serviço do Sebrae-SP
Fernanda Corazza – Assessora de Imprensa
Curta a página do Sebrae-SP no Facebook
Siga o Sebrae-SP no Twitter
Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
Fonte: Chavantes Notícia