Leia um pouco sobre a “história” do Distrito de Irapé, que irá comemorar seus 150 anos de existência…
Irapé, hoje distrito de Chavantes, foi onde, na verdade, surgiu o município. Isto aconteceu no final do século XIX, quando João Inácio da Costa Bezerra começou a abrir a fazenda “Santana da Cachoeira” e, segundo relatos históricos, desbravou a região habitada por índios xavantes. Em 1900, os pioneiros doaram 19 alqueires para a formação de um patrimônio batizado de Irapé, na época pertencente a Santa Cruz do Rio Pardo.
Em 1909 a Estrada de Ferro Sorocabana construiu a estação a 3 quilômetros do lugarejo devido à dificuldade da topografia. O trem, entretanto, atraiu a população para o entorno da nova estação até que, em 1917, a sede do distrito foi mudada para perto da ferrovia, já com o nome de Chavantes. Consta que os moradores sugeriram à Assembléia Legislativa a escolha do novo nome, mas os deputados disseram que esta iniciativa caberia a Santa Cruz.
Irapé hoje é o único distrito do município. O outro, Canitar, emancipou-se em 1990. Irapé, porém, teve forte importância política. Ganhou Igreja Matriz em 1915, ponte pênsil em 1918 e o imponente “Teatro Distrital São José” em 1921, o primeiro no Oeste paulista.
Chavantes se emancipou de Santa Cruz do Rio Pardo em dezembro de 1922.
Fonte: uol.com.br/debate