
Homenageando o artista chavantense Geraldo de Barros, um dos pioneiros da fotografia abstrata e do modernismo no Brasil e um dos mais importantes artistas do movimento concretista brasileiro, a exposição “FOTOS E MÁQUINAS”, inaugurada no último dia 29, no hall da Prefeitura Municipal de Chavantes traz um passeio pela história da fotografia através de máquinas fotográficas do século 19 até os primeiros modelos eletrônicos, da coleção de Kenji Kenji Yamauchi, de Vanessa Nogueira Geraldo e do acervo do Museu.
Na exposição é possível ver relíquias como a máquina Browie lançada em 1900, os enormes flashes, as primeiras reflex, as famosas Polaroid e fotos dos fotógrafos Frederico Hahn, Pedro Avelino de Oliveira, Pedro Yamassaki, Joaquim e Joel Belizário de Oliveira e George K. G. Peres.
Este projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Turismo através do Museu Histórico de Chavantes Abdo do Rio e tem como curadoria, pesquisa e produção da Diretora de Cultura Maria Helena Cadamuro. “Na exposição é possível ver o resultado da técnica de colorir as fotos preto e branco utilizada pelos fotógrafos na época.” comentou Cadamuro.
Agradecimentos a Kenji Yamauchi – Wilmar Assistência Técnica em Máquinas fotográficas, Pedro Yamassaki – Foto Nelpe (In memorian), Vanessa Nogueira Geraldo, Maria Lygia G. Nóbrega Almeida, aos retratados nas fotos e a população chavantense pelas doações.
Para que possamos aumentar o acervo histórico e possibilitar novas exposições, doe fotos ou máquinas para o Museu de Chavantes, com Maria Helena no telefone (14) 3342.9200 ramal 227 ou (14) 99744.2991.
Fonte: Secretaria da Cultura e Turismo de Chavantes